-
Arquitetos: Aaksen Responsible Aarchitecture
- Área: 384 m²
- Ano: 2023
-
Fabricantes: Andesite Paving, Bata Kingdom, Dulux, Vintage Tiles
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fundada em 2022, MUTU Loka participou honrando a evolução de Cilaki 33 ao justapor uma narrativa de um estilo de vida moderno obsoleto. Devido à pandemia do início dos anos 2020, as pessoas começaram a reconhecer a presença do espaço aberto no espaço comum. O núcleo da história está no edifício principal localizado na área frontal, onde outrora "Tiloejane" foi esculpido para marcar a identidade do Cilaki 33.
O terreno vem com vários volumes edificados, onde o edifício original era feito com paredes de 30 cm de espessura sem nenhuma coluna de sustentação ou viga de concreto armado. Os outros volumes edificados se espalham organicamente sobrepondo-se uns aos outros devido a diferentes atividades de diferentes proprietários. Criam funções de layout desorganizadas e deixam muitos problemas no local, desde questões estruturais até questões de manutenção. A beleza do edifício original permanece invisível devido às camadas desordenadas dos outros edifícios. Assim, foi decidido demolir partes extras ineficazes do edifício principal existente, restaurando o edifício original e expondo os tijolos desconstruídos como o ponto narrativo da história de "Tiloejane", visto no lado esquerdo do edifício com sua inclinação paredes do forte feitas de tijolos, reconstruindo o destruído. A demolição visava reabrir espaços fechados, injetando especificamente algumas vigas H expostas para alterar a qualidade do espaço existente devido a uma área interna mais espaçosa. Essas descobertas surpreendentes exigem um tratamento impecável e rápido durante o processo de construção.
O estilo industrial consiste no domínio do aço, materiais expostos e instalações expostas como elementos essenciais e bem organizados que permitem processos de manutenção mais fáceis e funcionais. Repensar o desenvolvimento de elementos centrais em um estilo industrial pode ser diferente, de forma que a exploração de elementos adicionais tenha inúmeros derivados. Conservando a atmosfera principal no conceito industrial, alguns projetos são oferecidos para ver oportunidades para cada design e relevância no mercado-alvo. Desenvolvendo os objetivos da marca para atender às necessidades de espaço tranquilo em um terceiro espaço, como café em uma era pós-pandêmica, a proporção de áreas externas, internas e semi-externas para área de estar também permanece importante no MUTU Loka que se espalhou uniformemente para atender várias atividades dentro de um só lugar.
Interpretando "reconstruído o destruído", a exploração em tijolo foi abordada com diferentes tratamentos em cada seção. Para criar um ponto focal em torno da área de jantar ao ar livre, as ideias de arranjo de tijolos expostos desconstruídos foram fundidas com base nos hábitos do usuário em Bandung: formando uma curva ergonômica para criar uma experiência confortável para os usuários se deitarem, relaxarem e aproveitarem o clima durante diurno e noturno. Outro tratamento diferenciado foi aplicado à área interna do edifício principal. A exploração começou encontrando uma cor complementar ao domínio da cor de tijolo. O resultado surgiu na cor verde amazônia para realçar a cor destaque da fachada do prédio, já que os usuários são em maioria jovens. Na procura do melhor tratamento de pavimentos no edifício principal onde se situa o bar, foram encontrados ladrilhos antigos existentes, que acabaram por ser substituídos por ladrilhos novos. Para preservar esses materiais raros, novos ladrilhos de cerâmica são desmontados para realçar a beleza dos raros ladrilhos de cerâmica vintage.